El Laberinto del Fauno - O Labirinto do Fauno: A Importância da Fantasia para a Criança

O texto abaixo é um trecho do artigo contido no livro "ALÉM DA SINOPSE", escrito pelo Especialista em Sociologia e Educação Roberto Guimarães e por mim.

Para ler o texto completo, além de outros artigos como este, adquira o livro "ALÉM DA SINOPSE - A Arte imita a Vida", disponível no site Clube de Autores








AVISO: o texto abaixo contém SPOILERS.

O filme Labirinto do Fauno mostra uma difícil etapa na vida de uma jovem menina que se muda com sua mãe para a casa de seu novo padrasto, um homem severo. Na posição de Oficial do exército espanhol, utiliza-se dos mais cruéis recursos na luta contra os rebeldes ao Estado, como a tortura e o assassinato a sangue frio.

Diante de tão nociva realidade, a menina começa a ter “visões” que modificam seu mundo e a apresentam a seres fantásticos, com os quais ela vive as mais diversas e exóticas situações. É interessante verificar os papeis que a fantasia exerce para a protagonista.

Diferentemente do que muitos pensam, a fantasia para a criança não é uma completa separação da realidade. Pelo contrário, é a maneira que ela possui para assimilar e processar as características da experiência que não é capaz de absorver segundo critérios realistas. Isso acontece por que muitas funções intelectuais podem ainda não estar disponíveis para ela. Além disso, devido à restrita vivência consequente da pouca idade, provavelmente possui um número de elementos limitado em seu “banco de dados” dos quais pode se utilizar para correlacionar aspectos concretos de determinadas experiências.