Badlands - Terra de Ninguém : A Construção Social do Assassino em Série




O texto abaixo é um trecho do artigo contido no livro "ALÉM DA SINOPSE", escrito pelo Especialista em Sociologia e Educação Roberto Guimarães e por mim.

Para ler o texto completo, além de outros artigos como este, adquira o livro "ALÉM DA SINOPSE - A Arte imita a Vida", disponível no site Clube de Autores

Aviso: o texto abaixo contém spoiler.


O magnífico filme de Terrence Malick apresenta a saga de Kit e Holly, um casal que, para poder viver sua história de amor, comete uma série de roubos e assassinatos através das paisagens exuberantes dos Estados Unidos da América. Apesar da referência que o filme faz aos crimes reais cometidos pelo casal Charles Starkweather e Carill Ann Fugate, datados de 1957-58, nossa análise de atém apenas aos personagens fictícios e aos aspectos mostrados no filme.

Quando se trata de assassinos em série ou criminosos que realizam atos hediondos, a maior parte das pessoas logo os classifica como monstros. A discussão sobre a naturalidade da maldade no ser humano pode ser encontrada nos pensamentos dos mais antigos filósofos. Afinal,o que mais poderia explicar ações extremas como o assassinato, incompreensível para a maioria, senão uma força maligna que nasce com o indivíduo?