Dead Ringers - Gêmeos Mórbida Semelhança: Incongruência entre o Eu Real e o Ideal

Artigo escrito pelo Especialista em Sociologia Roberto Guimarães e por mim, em parceria com o site i9vadore .

Aviso: o texto abaixo contém spoiler.





Mais um filme excepcional do excêntrico David Cronenberg, Gêmeos aparentemente relata a vida de dois irmãos extremamente talentosos que rapidamente atingem o sucesso profissional e se tornam figuras reconhecidas na sociedade. Um deles, o tímido, evita sempre que possível o contato social, enquanto o outro, o extrovertido, frequenta eventos e conquista com facilidade inúmeras mulheres.

Tudo parecia bem até que o irmão mais sociável insiste em compartilhar uma de suas amantes com o outro. A semelhança entre eles possibilita a troca sem que a parceira perceba imediatamente. Porém, há diferenças comportamentais que transparecem e, com o tempo, a mulher toma conhecimento da situação a que foi exposta. Inicialmente, ela rompe o relacionamento com os irmãos. Apesar do extrovertido achar graça do acontecimento, o outro percebe-se apaixonado e sofre com a separação.

O irmão tímido insiste com a moça e o casal reata, mas a instabilidade emocional de ambos os leva ao vício pelo uso de drogas. A namorada, por sua profissão de atriz, precisa ficar distante por longos períodos, o que desperta um furioso estado de ciúmes e agrava o vício. O irmão, temendo que tal situação exponha e deprecie a imagem de ambos, afasta-o da mulher e tenta desintoxica-lo, mas acaba se viciando também.

Com a lucidez afetada, o tímido desenvolve ferramentas para uso médico com as quais tenta realizar uma cirurgia de “separação” do irmão, o que pode parecer estranho ao espectador, uma vez que os gêmeos não possuem seus corpos unidos. Num primeiro momento, temos a impressão de que o extrovertido morre na operação, mas as próximas cenas apresentam os dois vivos, deitados no chão próximos um do outro.

Apesar de confuso e aparentemente sem sentido, se interpretarmos os gêmeos como a mesma pessoa fica mais fácil de compreender. 


Vídeos da minha parceria com Domínio Delas - Canal para Mulheres

Total de visualizações de página desde março de 2011

Seguir por email

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos deste blog sem a autorização do autor.

Todas as imagens contidas neste blog foram retiradas do Google Images.