The Hurricane – Hurricane, o Furacão: O Descasamento entre Poder e Responsabilidade


O texto abaixo é um trecho do artigo contido no livro "ALÉM DA SINOPSE", escrito pelo Especialista em Sociologia e Educação Roberto Guimarães e por mim.

Para ler o texto completo, além de outros artigos como este, adquira o livro "ALÉM DA SINOPSE - A Arte imita a Vida", disponível no site Clube de Autores



AVISO: o texto abaixo contém SPOILERS.

O filme Hurricane se baseia na história real de Rubin Carter, um boxeador peso médio condenado por assassinatos num bar. O tema serviu de base para o cantor Bob Dylan escrever sua música Hurricane, tão impactante o erro da justiça nessa condenação. Sentenciado à prisão perpétua, Rubin passou 20 anos preso. Foi liberado após a revisão do caso, comprovadamente forjado para prejudica-lo.

A ação da equipe policial no caso do Sr. Carter explicita um problema social bastante grave. As autoridades, sejam policiais, juízes, médicos, políticos, entre outras, possuem poderes que as distinguem da população geral, mas, infelizmente, a detenção de tais poderes não é garantidora de um exercício responsável nem do uso exclusivo àquilo em que a prática profissional está respaldada no conhecimento que diferencia o especialista do cidadão comum. Assim, como demonstrado no filme, verifica-se todo tipo de corrupção.

Uma parte do problema está no fato de que a população idealiza algumas destas autoridades, ao atribuir a estas características relacionadas à função que exercem, como forma inconsciente de completar antecipadamente à experiência as lacunas de conhecimento que se têm de determinadas figuras, revestindo-as de capacidades e habilidades que não necessariamente detêm. Isso reduz o impulso à vigilância e a crítica à conduta.