Wake in Fright – Pelos Caminhos do Inferno: O Primitivo Mundo Civilizado


O texto abaixo é um trecho do artigo escrito pelo Especialista em Sociologia e Educação Roberto Guimarães e por mim.


Para ler outros artigos como este, adquira o livro "ALÉM DA SINOPSE - A Arte imita a Vida", disponível no site Clube de Autores





AVISO: o texto abaixo contém SPOILERS.

Pelos caminhos do inferno é um filme chocante que acompanha os feitos de um professor em seu período de férias no interior da Austrália. Inicialmente, sua intenção era retornar para Sidney, onde pretendia retomar contato com uma mulher com quem havia se relacionado e se ver longe da pacata vida levada pelos habitantes da cidade para a qual fora designado. Porém, os acontecimentos o detiveram numa pequena cidade vizinha, de onde partiria o voo para o pretendido destino final.

Apesar de sua insatisfação com o cenário desolador no qual exercia sua vida profissional, estava vinculado a ele por contrato e somente poderia deixa-lo nos períodos de férias ou mediante o pagamento de uma multa em dinheiro que excedia seus recursos disponíveis. Enquanto aguardava num bar o tão ansiado passaporte de retorno à cidade grande, conhece um jogo de azar, basicamente um arremesso de moedas no estilo “cara ou coroa”, e se aventura a apostar alguns trocados.

Sua sorte o faz acumular aproximadamente metade do valor necessário para cobrir a multa rescisória de seu contrato, o que o incita a partir para o tudo ou nada. A próxima rodada de jogo, porém, quebra sua maré de vitórias. Inconformado com a perda, que deixava escapar a possibilidade de livrar da “escravidão” na qual se sentia submetido em sua profissão, decide trocar um último cheque.